tulioOlá, tudo bem? Meu nome é Tulio Faria e sou o criador do DevPleno, e com certeza você já se perguntou:

  • Como posso ser um desenvolvedor melhor?
  • Como aprender as tecnologias que fazem a diferença para sua carreira?
  • Como posso cada vez ser mais valorizado em minha profissão?
  • Como viver de desenvolvimento de software mesmo morando no interior?
  • Como entregar resultados através de meus projetos?

Se você já se fez pelo menos uma destas perguntas, você está no lugar certo!

Agora, leia a seguir como o DevPleno irá lhe ajudar a melhorar sua vida e sua carreira

Como você bem sabe, uma das carreiras mais cobiçadas atualmente envolvem trabalhar com tecnologia. Toda empresa já é dependente de software em algum ponto de suas atividades. Tornando o desenvolvedor uma peça chave em todo modelo de negócios.

Mas sabe o que eu vejo como o mais problemático para a profissão?

O ensino convencional ainda não consegue preparar um desenvolvedor 100% para o mercado de trabalho. Seja para trabalhar em outras empresas, seja para abrir o seu próprio negócio. Ainda falta alguns pontos muito importantes para a formação ser plena:

  • Conhecimento e prática em tecnologias de mercado
  • Uso de processos que ajudam a entregar mais qualidade e resultados
  • Conhecimento de mercado para alavancar a carreira e projetos
  • E essa lista só está começando, vou aprofundar mais a respeito durante o restante do texto.

Analisando este cenário, vi que precisava fazer algo. Afinal, eu mesmo já aprendi muito na prática. Já é mais de uma década sofrendo e aprendendo com meus próprios erros e eu seria muito egoísta se guardasse isso apenas para mim. Foi aí que reacendeu um vontade muito forte e que acabou virando meu propósito de vida: Preciso ajudar as pessoas a passarem mais facilmente por tudo que já passei! E serem felizes como hoje me considero ser 🙂

Bingo! Nunca estive tão motivado a começar algo como o DevPleno que impacta diretamente a vida de tantas pessoas!

Tecnologia+Processos+Negócios = DevPleno – um profissional que entrega resultados

Um pouco da minha história até virar DevPleno

Eu fui criado em uma família humilde. Meus pais não possuem curso superior. Porém, eles fizeram muito por mim e meus irmãos: eles investiram toda a energia e recursos possíveis para que tivéssemos chances de estudar nos melhores colégios (claro que neste ponto também fazíamos nossa parte – por exemplo, do ensino fundamental ao médio – sempre estudei com bolsas de estudo por mérito).

Neste caminho pude assistir e participar da superação deles para financeiramente prover uma educação de qualidade para mim e meus irmãos. Vi a trajetória da minha mãe, saindo de dona de casa a criar uma mercearia/quitanda que mantinha muitas das contas da casa. Além de meu pai, que era funcionário e fora do horário comercial e nos fim de semana estendia a mercearia para virar também um bar. Isso foi muito importante para a minha formação como pessoa: pois eu pude aprender o valor da persistência e do empreendedorismo. Assisti inúmeras vezes meu pai literalmente caindo de sono nas suas empreitadas fora do horário comercial. Porém, totalmente alinhado e comprometido com seu objetivo. As lições de empreendedorismo que aprendi com minha mãe são incontáveis e bastante surpreendentes! Ela sabia exatamente como agregar valor aos seus produtos (na época minha mãe chegou a vender cheiro-verde (cebolinha e salsinha) e couve picadas, pois percebeu que algumas clientes não gostavam de fazer isso. Então ela fazia e cobrava mais caro 🙂

Nesta época, ajudávamos como podíamos. Eu fui entregador, atendente e garçom. Além de ajudar a realizar as compras nos centro de abastecimentos. Isso foi muito importante para a minha formação!

Meu pai aposentou-se e com o dinheiro que recebeu, nos presenteou com um computador (na época era muito caro!) E isso mudou tudo! Descobri que amava computadores e que essa era a área que gostaria de seguir. Ao mesmo tempo, comecei a ter aulas de programação na escola e brincava de criar meus próprios jogos com um vizinho e amigo meu. Meu ensino médio foi junto com o curso técnico em processamento de dados. Quando me formei aos 18 anos, tive uma ideia e fiz de tudo para desenvolvê-la. Abri realmente uma empresa (com CNPJ) e fui a briga. Consegui apresentar para grandes empresas, mas logo percebi que eu não entendi tanto da área que eu queria entrar.

Depois deste projeto, tive várias outras ideias e projetos. Executando cada um destes projetos e analisando seus resultados obtidos (aprendendo a cada acerto e a cada erro). Ao mesmo tempo desenvolvi aplicações de todos os portes, dentro e fora do Brasil. Terminei minha graduação em Sistemas de Informação, e cada vez me envolvia em projetos maiores e mais desafiadores (aliás, isso me dá uma energia fora do sério).

Após alguns anos de graduado, já tinha 3 empresas em meu nome, com projetos acontecendo em todas elas. É  bastante intenso 🙂 Durante pouco mais de 2 anos, desacelerei um pouco os negócios e fiz mestrado na USP, também em Sistemas de Informação. E neste período, ficou evidente para mim que eu precisava fazer algo a relacionado a educação tecnológica e que pudesse fomentar termos cada vez desenvolvedores mais bem preparados tecnicamente e com uma bagagem estratégica diferenciado-os dos demais. Foi então que superei minha zona de conforto, e resolvi criar o DevPleno. Aliás, foi aí que percebi o quanto compartilhar o que sei me faz tão bem. Não lembrava que já fiz isso por anos e isso me incendiava 🙂

Você pode conhecer um pouco mais sobre o motivo pelo qual lancei este projeto neste vídeo:

O DevPleno é diferente

O meu grande propósito e objetivo com o DevPleno é trazer conteúdo relevante. E para conseguir mostrar realmente como é o dia-a-dia de um desenvolvedor, eu atuo na minha própria empresa e também como funcionário em outras (inclusive fora do Brasil). Então espere muitos insights direto do campo de batalha, seja empreendendo no meu próprio negócio ou como funcionário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *